10 ferramentas gratuitas para Você monitorar as suas Redes Sociais

10 Ferramentas gratuitas de monitoramento de mídias sociais e ferramentas de escuta em Redes Sociais, para ajudar você ou sua marca a progredir e a encontrar ideias úteis.

A chave para aproveitar ao máximo as mídias sociais é ouvir o que o público tem a dizer sobre você, seus concorrentes e o mercado em geral.

Após ter os dados, você pode realizar análises e, finalmente, alcançar a inteligência de negócios sociais; usando todos esses insights para conhecer melhor seus clientes e melhorar sua estratégia de marketing.

Se você é um iniciante em marketing de Redes Sociais, essa lista das principais ferramentas gratuitas de monitoramento de mídia social vai ser muito útil.

Ao procurar uma ferramenta, é uma boa ideia, experimentar algumas delas para depois escolher a que melhor atenda às suas necessidades.

Google Alerta dentre as ferramentas gratuitas para Você monitorar as Redes Sociais
Google Alerta dentre as ferramentas gratuitas para Você monitorar as Redes Sociais

1. Alertas do Google

Com o Alertas do Google, (essa é a ferramenta gratuita Top) você pode monitorar a Web em busca de novos conteúdos interessantes, menções à sua marca ou até mesmo a si mesmo, seus concorrentes, líderes do setor e assim por diante. Como eles são extremamente fáceis de configurar, isso é uma montagem de mídia social para iniciantes.

Ao criar um “Alerta do Google”, você receberá notificações por e-mail toda vez que o Google encontrar novos resultados em um tópico que lhe interesse em blogs, fóruns e sites de notícias.

2. Hootsuite

O Hootsuite é uma das melhores ferramentas de escuta de mídia social gratuitas disponíveis e abrange várias redes sociais, incluindo Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn, WordPress, Foursquare e Google+. É bem conhecido por suas funções de gerenciamento de mídia social.

Os relatórios semanais e o excelente mecanismo de gerenciamento de equipe (delegação de tarefas, envio de mensagens privadas) podem ser muito úteis quando há mais de uma pessoa lidando com as contas de mídia social.

Essa não é uma ferramenta 100% grátis!, mas começa como uma ferramenta gratuita e top de linha!

3. TweetReach

O TweetReach (inglês) é uma excelente ferramenta de monitoramento para o seu negócio, se você estiver interessado em verificar até onde seus Tweets viajam. TweetReach mede o impacto real e as implicações das discussões nas redes sociais.

É uma boa maneira de descobrir quem são seus seguidores mais influentes, orientando-o implicitamente para as pessoas certas que você deve segmentar ao compartilhar e promover conteúdo on-line.

Print do site Buzzsumo. Dentre as ferramentas gratuitas para Você monitorar as Redes Sociais
Buzzsumo dentre as ferramentas gratuitas para Você monitorar as Redes Sociais

4. Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ótima ferramenta para pesquisa de conteúdo, mas também tem uma excelente maneira de analisar e monitorar suas páginas no Facebook. Com as métricas em torno de cada postagem individual, mais interessante é a capacidade de ver qual conteúdo apresenta melhor desempenho.

O Buzzsumo dirá qual dia é o melhor para postar, quanto tempo seus posts devem ser, quais categorias de conteúdo funcionam melhor e estatísticas mensais ao longo do tempo.

Já estamos no meio da leitura sobre ferramentas gratuitas… simbora que tem muito mais!

 

5. HowSociable

O HowSociable é uma ferramenta útil para medir sua presença na mídia social de seus concorrentes.

Uma conta gratuita permite que você acompanhe 12 sites sociais, incluindo o Tumblr e o WordPress. No entanto, se você estiver interessado em mais 24, como Facebook, Pinterest, Twitter, etc., é necessária uma conta paga.

A abordagem da HowSociable ao monitoramento social é um pouco diferente, pois divide as pontuações em diferentes plataformas de mídia social, permitindo que você veja quais plataformas de mídia social funcionam melhor para você e quais precisam de mais desenvolvimento.

6. TweetDeck

TweetDeck (antes https://tweetdeck.com) abrange as necessidades básicas de qualquer usuário do Twitter, por isso é uma boa opção para iniciantes. É uma ótima ferramenta para agendar tweets e monitorar suas interações e mensagens, bem como rastrear hashtags e gerenciar várias contas. Existe um aplicativo da web, Chrome app ou Mac app. O aplicativo do Windows foi desativado em 2016.

7. Twitonomy

O Twitonomy (inglês) oferece uma variedade de métricas gratuitas, com opção de recursos pagos (começa como ferramenta gratuita). Basta entrar com sua conta do Twitter para monitoramento robusto e métricas sobre sua conta.

Você pode adicionar as alças do Twitter de seu concorrente para obter informações sobre sua atividade também.

Twitonomy mostra detalhes de suas listas do Twitter, seguidores e seguidores, seus Tweets mais populares, estatísticas de engajamento e muito mais.

8. Social Mention

A “Social Mention” é um mecanismo de pesquisa direto para encontrar menções de sua marca (ou qualquer outro termo). Parece um pouco com o Google quando é simples, claro e rápido.

Você pode especificar os tipos de plataformas que deseja pesquisar, além de obter detalhes sobre o sentimento, as principais palavras-chave e os principais usuários. Há até dados sobre a frequência com que sua marca é mencionada, enquanto você pode exportar todas as informações em uma planilha.

Exporte tudo para uma planilha do Google que também é uma ferramenta gratuita.

9. Social Animal

Social Animal (socialanimal.com), é uma ferramenta muito popular que realmente faz um pouco mais do que o BuzzSumo quando se trata de pesquisar conteúdo e como esse conteúdo funciona em várias plataformas.

E ainda aborda tópicos como o tamanho do título do seu conteúdo com base no tópico ou palavra-chave e quando é o melhor momento para publicar seu conteúdo.

10. Followerwonk

Focando especificamente no Twitter, o Followerwonk é a ferramenta gratuita certa para encontrar, analisar e otimizar sua presença on-line para o crescimento social.

A ferramenta é perfeita para o planejamento de campanhas de divulgação, permitindo que você pesquise bios do Twitter, conecte-se com influenciadores ou fãs e divida-os por localidade, autoridade, número de seguidores e muito mais.

Curiosamente, com o Followerwonk você pode comparar seu gráfico social com concorrentes, amigos ou líderes da indústria e medir o quão bem você está indo.

Print do site Followerwonk. Dentre as ferramentas gratuitas para Você monitorar as Redes Sociais
Followerwonk dentre as ferramentas gratuitas para Você monitorar as Redes Sociais

Conclusão

Utilizando as ferramentas gratuitas, acima, e desenvolva sua própria tecnologia de monitoramento de mídias sociais. Você precisa somente se organizar. Espero que a lista acima com as 10 Ferramentas gratuitas de Rede Social seja bem útil.

Se estiver interessado em conhecer mais sobre ferramentas entre em contato.

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