O que é Marketing de Atração (Inbound Marketing)

O termo Inbound Marketing ganhou destaque após ser utilizado por Brian Halligan, cofundador da Hubspot.  O objetivo do Inbound Marketing (Marketing de Atração) é fazer com que as pessoas interajam com você e sua empresa. É uma estratégia complexa, focada nas pessoas, porém com um bom planejamento, e que reuna as melhores ações de Marketing, para atrair as pessoas certas para a sua empresa, você está no caminho certo.

Na prática, o Marketing de Atração é criar conteúdo de qualidade para atrair clientes, conquistando autoridade na internet. 

Você expõe ao máximo os benefícios do seu negócio, da sua empresa, e atrai o maior número de pessoas interessadas.

Acontece muito, principalmente nas redes sociais, da pessoa não saber que existe determinada solução para o problema que ela está passando. 

É necessário você demostrar uma solução através de: dicas (utilizando imagens), montagens e/ou colagens, áudios, fotografias e principalmente vídeos.

A maneira como você se comunica com o seu público (o famoso branding) irá atrair o público de um nicho específico. Ou, pode realizar anúncios nas redes sociais, para um público geral, e pinçar os que engajaram no vídeo veiculado.

Quem explorou de maneira excelente o Inbound Marketing (de atração) foi Seteve Jobs, da Apple, 

Ele não criava algo baseado em características, somente, técnicas (a melhor engenharia) ele colocava todos os benefícios naquele empreendimento.

Como posso dizer: “ele dava um tiro de canhão para matar um mosquito”. 

Jobs não desenvolveu um tocador de música ou gadget qualquer. 

Steve Jobs apresentou o iPod e colocou “1000 músicas em nosso bolso”. Ele solucionou um problema, na época, o benefício de levar mil músicas sem ter que carregar uma tonelada de CDs.

Essa é a pegada do Marketing de atração. Desenvolva uma solução que ira atrair as pessoas interessadas na solução que você desenvolveu.

Por isso a escola Budhi aposta todas as fichas no Marketing de Atração (um tiro de canhão).  Se a maior referência de Marketing, dos últimos tempos, criou uma das marcas mais bem difundidas do mercado com a demostração de benefícios, de uma determinada solução:

  • Porque não eu?
  • Porque não você?
  • Porque não a sua empresa?

Porque o Marketing de atração

1 – Na prática, o Inbound Marketing é vantajoso e entrega resultados;

2 – O marketing de atração é 62% mais barato que o marketing convencional (outbound marketing), que as empresas estão acostumadas a fazer.

3 – O seu concorrente está fazendo como?

Não utilizar a estratégia de Marketing de Atração para sua empresa pode te deixar em maus lençóis e bem atrás da concorrência. 

Pesquisa um pouco e veja qual a  estratégia do seu concorrente!

4 – Esteja no topo das buscas do Google!

Quando você tem um problema, logo busca uma solução. Qual o seu primeiro impulso? 

Se você pensa, assim como eu, é realizar uma busca no Google ou dizer: “OK Google”, lógico.

O seu cliente não faz pesquisas por uma solução?

A solução que você entrega está no topo das buscas do Google?

A Origem do Inbound Marketing

O termo Inbound Marketing ganhou destaque após ser utilizado por Brian Halligan, cofundador da Hubspot. 

É importante lembrar que Seth Godin em seu livro “Marketing de Permissão”(Permission Marketing, 1999), já demonstrava a importância do inbound.

Em 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, o termo se tornou popular.

Erros comuns ao executar o Marketing de Atração

Os maiores fracassos na aplicação do Marketing de atração pode ser a expectativa exagerada, por falta de objeito

Mas o mais comum quye ninguém assume que é um erro grotesto é não saber qual o porque de voc~e estar no seu nicho, bo mercado que vov~e escolheu ou caiu de para quedas?

Mas se você já leu sobre o porque do seu negócio, o porque voc~e emprpreende onde e como emprrende entãio segue os errros mais comununs cometidos por aí:

  1. Começar sem planejar (faltam objetivos e metas);
  2.  Acreditar que o marketing de atração irá  resolver tudo;
  3. Querer fazer tudo ao mesmo tempo agora;
  4. Colocar a tecnologia à frente da estratégia;
  5. Publicar apenas conteúdo chato ou genérico, sem regularidade e/ou sem consistência;
  6. Esquecer que precisa vender (time de vendas precisa estar envolvido)
  7. Esperar resultados imediatos, a curto prazo;
  8. Não analisar e qualificar dos prospectos
  9. Não medir regularmente (mensurar os resultados)
  10. Não ter ideia sobre a jornada do cliente (não existe funil é melhor o Flywheel significa: volante de rotação)

As maiores empresas que erraram no marketing de atração por gerarem grandes expetativas, a famosa empolgação. 

Será que erraram? Ou será que jogaram dinheiro fora?

Qualquer marketing é marketing, antes feito que perfeito. Mesmo fazendo errado, pode dar certo. Você pode utilizar uma estratégia certeira (o velho achismo) e o mais comum é errar mesmo.

No marketing de atração é preciso criar baseado em dados, não em achismo. O que você acha, tem até certeza, pode nem passar pela cabeça do seu público alvo.

ATENÇÃO e Cuidado

Por favor, não estou dizendo sobre fazer algo errado, ilícito, negativo, marginal, contra a moral, sem ética e que irá trazer mau agouro. 

Tampouco sem cosmoética (conjunto das normas universais, aplicadas ao estudo da ética, reflexão ou moral cósmica, multidimensional, transcendente a moral social intrafísica, professor Waldo Vieira, 1994).

Estou descrevendo, relatando e dizendo sobre atitudes, ações cosmoéticas (a definição do termo está no parágrafo anterior a este).

Agora que estamos esclarecidos

Existem “n” técnicas e estratégias no marketing  de atração. Lembrado que “Atrair” é trazer a pessoa para perto. E “Marketing Digital” é qualquer ação de comunicação com o público utilizando a web.

Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.

Thomas Edison

 

Qual o objetivo do Marketing de Atração

O objetivo do Inbound Marketing é fazer com que as pessoas interajam com você e sua empresa.

É principalmente para facilitar a aproximação e criar um relacionamento com o cliente. 

É uma super estratégia que melhora as vendas e reduz o custo de aquisição por cliente.

A metodologia de engajar

Para gerar uma sinergia, engajar as pessoas, é necessário criar conteúdo centrado nas, e para as pessoas que segue: 

  • Atrair, 
  • Envolver e 
  • Encantar.

No processo de venda centrado em pessoas é necessário trazer o público certo: 

  • Estranhos, 
  • Prospectos, (em algum ponto acontece a venda)
  • Clientes, 
  • Promotores. 

Vamos ao processo do Marketing de Atração

1. Atrair (gerar tráfego)

Compartilhe a sua experiência com conteúdos relevantes nas redes sociais.

Crie textos utilizando a técnica de SEO (otimização para mecanismos de buscas). 

Pince partes do seu conteúdo rico e espalhe pela internet.

Com ações simples você ganha atenção e atrai potenciais clientes para o seu site, para o seu negócio.

2. Envolver

As pessoas podem se envolver com você e se negócio de “N” maneiras. Cabe a você educar o cliente e direcionar o seu público.

Pode ser por atendimento via chat no seu site. Pode ser por aplicativo de mensagens como Whatsapp, Messenger, Telegram, Skype e por aí vai.

É impossível com o enorme número de redes sociais você permanecer, encantar e vender para os seus clientes em todas as redes sociais. Não é mesmo?

Se preferir você pode adotar um aplicativo que centraliza todas as mensagens dos seus prospectos em um único ponto. Evitando assim, ter que colocar um cabresto nos seus prospectos.

3. Encantar as pessoas

O seu cliente precisa de um pós venda. Ele precisa saber sobre os seus outros produtos e de como você pode fazer parte da vida dele, não só vender produtos, não só vender serviços. Pode ser necessário criar parcerias. 

Que tal você se relacionar comercialmente com seu cliente e transformando ele em parceiro de negócios? As parcerias podem surgir de todos os lados de todas as maneiras.

Esteja aberto a realmente ouvir e perceber a real necessidade dos seus clientes.

As vendas, hoje em dia, precisam ser centrada nas pessoas e não focadas nas vendas.

Como transformar prospecto em clientes? 

Existe uma grande quantidade de empresas venendo para o cliente certo na hora com uma data específica (por exemplo, 06 vendas ao ano).

Você pode ter uma faculdade e focar nas vendas por semestre. Ou a possibilidade de venda de serviços sob demanda.

Podendo, que sabe, criar marketing de conteúdo (SEO) e empacotar os seus serviços como produto (o SAAS é um exemplo de grande sucesso).

A venda pode acontecer com Ads com venda direta com uma “Landing Page”. Pode ser por meio de email marketing. Um chat no seu blog no momento em que a pessoa procura por uma solução.

Não perca tempo, utilize a jornada de compra. O cliente está ali, bem na cara do gol. 

Dê a ele, seu prospecto, um  botão para ele marcar um golaço!

É uma estratégia complexa, focada nas pessoas, porém com um bom planejamento, e que reuna as melhores ações de Marketing, para atrair as pessoas certas para a sua empresa, você está no caminho certo.

Transformando pessoas estranhas em clientes encantados com o seu porque com o porque do seu negócio.

Mais definições: “O que é Marketing de Atração”

Hubspot – O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo o que busca na Internet.

Neil Patel – Significado de Inbound Marketing

Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Entrada.

Isso porque as ações visam, basicamente, atrair seu público para os seus canais de conversão, ou seja, fazer crescer o número de entradas de usuário no seu site, e-commerce, blog, etc.

Rock Content – O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.

Wikipedia – Inbound and outbound

O gerenciamento de produtos de entrada (também chamado de marketing de entrada) é o “radar” da organização e envolve a absorção de informações como pesquisa de clientes, inteligência competitiva, análise do setor, tendências, sinais econômicos e atividade competitiva, além de documentar os requisitos e definir a estratégia do produto.

A base do Marketing de atração

Antes de sair dando tiro para todos os lados e para o seu tiro não sair pela culatra, é bom você ter uma base sólida sobre como, onde e porque atrair um público para o seu negócio.

Uma super dica é você conhecer o seu negócio melhor que qualquer outra pessoa.

Antes de mais nada

Uma estratégia só funciona se você tiver raiz. Uma construção só será bem-sucedida se tiver uma base sólida.

Qual a solidez da criação do seu negócio?

Anote em algum caderno e/ou crie um documento.:

  1. Porque a sua empresa foi fundada?
  2. Para cumprir que missão ela foi criada?
  3. Qual o propósito da sua empresa?

É super importante você saber disso, principalmente se você está a ponto de criar uma estratégia de marketing de atração. 

Para medir, regularmente, a penetração da sua empresa no mercado é fundamental responder às perguntas acima.

O Marketing de Atração ajuda a empresa a ser encontrada por quem precisa de ajuda.

Encontre o seu porque (core Business)

Simon Sinek dedicou a carreira para explicar este fenômeno “Encontre o seu Porque”. Simon criou um esquema prático chamado “O Círculo Dourado”.

Mas, se não sabemos porque fazemos o que fazemos, e as pessoas reagem à razão pela qual o fazemos, então como é que se consegue fazer com que as pessoas votem por nós, ou comprem algo nosso, ou, mais importante ainda, que sejam leais e que queiram fazer parte do que fazemos?

O objetivo não é vender a pessoas que precisem do que temos; o objetivo é vender àqueles que acreditam no que nós acreditamos. 

Tudo isto se baseia nos princípios fundamentais da biologia. Não da psicologia, e sim da biologia. 

Ao dizer “porquê” você precisa dizer: 

  • Qual é o objetivo? 
  • Qual é a minha causa? 
  • Em que é que acredito? 
  • Porque é que a minha empresa existe? 
  • O que me faz sair da cama pela manhã? 
  • E porque é que alguém vai se importar? 

Faça estas três perguntas antes de sair conquistando todo mundo “a torto e a direito”.

  1. Porque?
  2. Como?
  3. Onde?

Esta pequena ideia explica porque é que algumas organizações e alguns líderes são capazes de inspirar e outros não.

Simon Sinek diz: vou definir os termos muito rapidamente. 

Todos os indivíduos, todas as organizações (empresas) no planeta sabem o que fazem (100% delas). Alguns sabem como o fazem é a “proposta de valor diferenciada” ou “processo proprietário” ou “USP” [unique selling point ou ponto de venda único]. 

Mas muito poucas pessoas ou organizações sabem porque fazem o que fazem. Quando digo “porquê” não quero dizer “para fazer lucro.” Isso é sempre um resultado.

Quer saber mais a respeito do porque da sua empresa existir?

Então irá gostar do post que criamos, com um vídeo explicativo, para você se aprofundar no assunto. O circulo dourado – Como os grandes líderes inspiram à ação

Exemplo de marketing de atração

Ofereça uma amostra grátis

Outra excelente maneira para atrair a atenção das pessoas para seu serviço e/ou produto é deixá-los com uma experiência gratuita. 

Para seduzir os prospectos, ofereça o primeiro mês gratuito, ou uma parte dos serviços grátis e/ou uma consultoria grátis. 

Demonstre autoridade

Mostre que você é um profissional e mostre o antes e depois do seu serviço feito.

Um bom exemplo são as empresas de design de interiores. Onde o profissional efetua imagens do local e depois demonstra como ficou o serviço.

Existem vários profissionais que utilizam esta técnica. Vale lembrar que em alguns casos a regulamentação profissional não permite. 

Confira com o órgão regulamentador sobre o uso desta técnica.

Estratégias de atração

Descreverei aqui os elementos de atração mais usuais. Só para termos uma ideia de como funciona o marketing de atração. 

Ou tecnicamente dizendo: marketing de entrada de produto.

Marketing de Redes sociais

Utilizar as redes sociais para disseminar, pulverizar, o conteúdo.

BuzzFeed

Fofoca digital como costumo dizer. Criar um post específico para rede social e na rede criar um burburinho.

Check List

Uma planilha com o passo a passo de como a pessoa deve proceder para executar uma ação específica.

O maior exemplo de checklist é dos pilotos de voos comerciais. Que devem seguir o protocolo, à risca, para minimizar os problemas de erros humanos.

Memes

Algumas empresas se tornaram especializadas em criar memes e adicionar a logo da empresa. 

Quando ocorre um “booom”, “viraliza”, a empresa se torna famosa.

Grátis (Free) 

No livro Free Grátis o Futuro dos Preços, o autor  Chris Anderson aborda como a previsão dele daria certíssimo pouco tempo depois

…ao perceber que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito, resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais são as implicações disso…

Você que utiliza o celular. 

Atire a primeira pedra quem nunca utilizou um jogo gratuito.

Captura de tela da presença global Automatic

Não esquecendo que o maior criador de sites e gerenciador de conteúdo da internet se chama WordPress.

Com um software gratuito foi criada uma das maiores empresas do setor: Automatic.

O WordPress não só se tornou o maior do mundo, com um aplicativo 100% gratuito, como a partir daí conquistou vários fornecedores de design, desenvolvedores e de criadores de aplicativos focados na plataforma.

O WP (apelido) é o maior fenômeno, da atualidade, dentre os aplicativos gratuitos. Sendo referencia no mundo todo.

Inteligência artificial

Pode parecer estranho eu ter colocado isso como técnica. Porém, fiz uma pesquisa e as maiores empresas de tecnologia investem pesados na criação, expansão e utilizaçãpo da IA em todos os setores da economia.

  • Nvidia Corp. (NVDA)
  • Alphabet Inc. (GOOG, GOOGL)
  • Amazon.com Inc. (AMZN)
  • Microsoft Corp. (MSFT)
  • International Business Machines Corp. (IBM)
  • Meta Platforms Inc. (FB)
  • DocuSign Inc. (DOCU)
  • Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. Ltd. (TSM)

O mercado global de inteligência artificial está a caminho de atingir mais de US$ 554 bilhões em receita total até 2024, de acordo com o pesquisador de mercado IDC. 

E você achando que “OK Google” não dá dinheiro… 

Sem contar OpenAI, fundada como “sem fins lucrativos” e conseguiu um aporte de 1 Bilhão de Dólares. Além de ser o maior repositório de códigos de Inteligência Artificial, que se tem notícias.

OpenAI nasceu com objetivo promover de desenvolver IA amigável, de tal forma a beneficiar a humanidade como um todo… Será que isso ainda é válido?

Vídeos

Usar uma estratégia de marketing de atração (não pode esquecer, jamais, dos vídeos).

São a febre do momento.

Segundo uma estatística: o YouTube domina 95% do mercado de vídeos.

Os vídeos de usuários do Facebook vem logo em seguida.

Algumas estatísticas coloca o Facebook em primeiro e YouTube em segundo. A nossa dica é: coloque seus vídeos em ambas plataformas e no seu site, é claro.

De qualquer maneira é indispensável a utilização do vídeo como marketing de atração.

Se você vai apostar no vídeo como uma técnica para atrair as pessoas para o seu negócio. Faça como nós aqui na escola Budhi. Colocamos os vídeos no YouTube efetuamos pequenas edições e postamos em nossa página do Facebook. Lógico e vai pro nosso blog e entra no marketing de conteúdo.

Webgrafia

  1. https://neilpatel.com/br/blog/estrategias-de-inbound-marketing
  2. https://br.hubspot.com/blog/marketing/8-erros-comuns-em-inbound-marketing
  3. https://br.hubspot.com/blog/marketing/o-que-e-inbound-marketing
  4. https://br.hubspot.com/products/crm
  5. https://automattic.com/
  6. https://wordpress.org
  7. https://wordpress.com
  8. https://money.usnews.com/investing/stock-market-news/slideshows/artificial-intelligence-stocks-the-10-best-ai-companies

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